quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Astérix e a Transitálica

     Opinião: Para início de conversa eu cresci com os livros do Astérix. Quando eu era mais nova havia uma revista, penso que semanal, chamada Tintin que se comprava nos quiosques e que para além das aventures do herói que lhe dava o nome trazia entre outros o Lucky Luke e o Astérix.
   Assim sendo foi com algum pesar que olhei para a capa deste novo livro e não vi os nomes que fazem parte do meu imaginário de criança René Goscinny e Albert Uderzo, argumentista e desenhista, embora Uderzo também tenha escrito sozinho alguns álbuns do herói gaulês.
     Quando estive a programar a minha TBR para a Maratona Literária Outono /Inverno e reparei que o oitavo desafio geral era ler uma grafic novel, banda desenhada ou mangá e tendo eu conhecimento que ia sair um novo Astérix, nem hesitei na escolha. E esperei a sua publicação.
     Foi, pois, com o entusiasmo costumeiro que me sentei com o meu livro mal este chegou cá a casa. E foi rápido entender que já não era a mesma coisa. Didier Conrad acaba por ser muito fiel às ilustrações antigas, no que respeita aos espaços conhecidos de outros livros, nomeadamente a aldeia gaulesa. E isso é reconfortante.
    No entanto Jean-Yves Ferri não é Goscinny. O autor atual escreve bem e tenta atualizar os diálogos à realidade do século XXI, o que é divertido e interessante de ler. Mas acaba por saber a pouco. A ironia, os desacatos entre as personagens, mesmo a gula do Obélix, ou as zangas entre as duas personagens principais, até a forma como Obélix olha as suas jovens adversárias, não têm a mesma dimensão, o mesmo encanto e, como tal, não cativa.
     De referir que li no livro anterior destes heróis já escrito e desenhado por estes autores e não tive a mesma sensação. Na altura lembro-me de pensar que a herança estava bem entregue e que iriamos continuar a desfrutar das aventuras destes destemidos gauleses contra o império romano com entusiamo durante mais uns anos. Lembro-me de achar que ainda bem que existiam autores e desenhistas que respeitavam a memória coletiva de algumas gerações.
     Se calhar é por isso que a desilusão é maior. Mas acreditem que não me dou por vencida e se outro livro aparecer, outro livro irei ler. De qualquer modo fica aqui concluído o desafio 8 da Maratona Literária Outono /Inverno 2017.  


     Sinopse: Novo álbum das aventuras de Astérix (o nº 37), assinado pela nova dupla de autores que já foi responsável pelos dois álbuns anteriores, Astérix entre os Pictos e O Papiro de César.
     O lançamento será simultâneo em todo o mundo e ocorrerá em 19 de outubro de 2017, sendo que a ASA irá lançar uma versão em português (na data do lançamento mundial) e outra em mirandês (a lançar em novembro). 
     Como já é habitual, os pormenores sobre este novo álbum estiveram (e em grande parte continuam) envoltos no mais rigoroso sigilo. 
Para já, sabe-se apenas que desta vez os irredutíveis gauleses irão visitar a Itália!



Sem comentários:

Enviar um comentário