domingo, 3 de setembro de 2017

Nos sapatos de Valéria

      Opinião: Quando resolvi participar no grupo Book Bingo Leituras ao Sol uma das categorias pedidas era um livro que fosse do tipo Chick Lit. Foi por isso que resolvi ler Nos sapatos de Valéria da Elísabeth Benavent.
     Pensei, sem saber nada do livro, que seria uma espécie de O sexo e a cidade, livro que li há anos e que me lembro de ter gostado bastante. Doce ilusão. Este acaba por ser também um livro sobre quatro amigas, sendo que uma é a personagem principal, mas a aproximação fica por aí.
     Valéria é uma escritora, apesar de ter apenas publicado um livro, e encontrar-se a tentar escrever o seu segundo romance, mas, na verdade, nada escreve, pois, está a sofrer de um bloqueio. Casada com Adrián fotógrafo de profissão, acaba envolvida com Vítor depois de pensar que o marido, também ele tinha uma relação extraconjugal com a sua jovem assistente. A este trio juntam-se as três amigas de Valéria: Nerea, Carmen e Lola. Estas acabam por, também elas, terem uma vida complicada. Uma namora com um homem comprometido, a outra um colega de trabalho que não gosta de intimidades e a terceira namora com o patrão da segunda e que esta detesta.
  Toda esta estrutura narrativa poderia resultar bem, se não fosse o facto das personagens se comportarem de uma forma infantil de mais para a idade que têm. Tudo nelas soa a falso e não seria espectável aquelas atitudes em jovens tritões. No entanto a conversa entre amigas acaba por ser, em alguns momentos divertida. Apesar de ser um livro leve, esforçando-se por transmitir uma mensagem positiva em relação às nossas opções de vida, acaba por não me cativar de uma forma avassaladora.
   Valéria entende que não se encontra feliz, nem pessoal, nem profissionalmente, mas insiste muito em querer manter uma situação que acaba por lhe criar inseguranças. Penso que faltou aqui um pouco de mais introspeção por forma a tornar as situações mais credíveis. Em relação às amigas existe a manutenção de um segredo que poderia dar cabo da amizade ou criar, como criou alguma tensão, evitável com um pouco de honestidade.
  No entanto dentro do género acho que é um livro simpático para se ler na praia, numa tarde de verão. Não sei o que vão achar, mas eu gostei mais dos livros da Candace Bushnell. Se vou ler o segundo volume que, entretanto, saiu? Não sei, mas é possível. Afinal vale a pena dar à Valéria e à Elísabeth Benavent uma segunda oportunidade. Depois vos contarei.



Sinopse: Divertida, emocionante e sexy como tu! 

Valeria é uma escritora de histórias de amor. Valeria vive o amor de forma sublime. Valeria ama Adrian até que conhece Victor. Valeria tem de ser sincera consigo mesma. Valeria chora, Valeria ri, Valeria caminha... Mas o sexo, o amor e os homens não são objetivos fáceis. Valeria é especial. Como todas nós.





Sem comentários:

Enviar um comentário